quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Filosofia - Introdução a filosofia (01.08) e (08.08)

Sugestões

Platão: A apologia de Sócrates.

Carta de Epicuro sobre a felicidade
                          <http://www.fafich.ufmg.br/bib/downloads/Carta_sobre_a_felicidade.pdf>


Filme: Antes de partir.

Filme: O preço do amanhã.

________________________________________________________________________

        Antes de ser condenado, Sócrates estava em uma democracia direta, onde as pessoas eram condenadas em praça publica, por uma minoria de pessoas.
    Sócrates é um critico da democracia, obviamente, as pessoas que eram contra a democracia não simpatizavam com ele. Qualquer cidadão poderia acusar, isso seria discutido em uma pequena assembléia, formada por essa minoria de pessoas, para decidir se o individuo seria condenado ou não. 
       Os sofistas foram os primeiros advogados da sociedade, pois falavam muito bem, muitas vezes representavam as pessoas em seus julgamentos, por ter uma boa retórica. Sócrates tinha uma rivalidade com os sofistas, e não quis ser defendido por eles, também nega a própria defesa, pois assim estaria aceitando sua acusação.

  • O que é a Filosofia?

          Interrogação central da filosofia: ser humano = ser finito. 
        A filosofia é uma interrogação de toda finitude, é uma busca pela compreensão, busca pelos sentidos, por respostas. É possível evitar se interrogar sobre essa situação de finitude? não, pois é muito presente em nossa vida, pois sabemos que vamos morrer e quem amamos também vai. A morte não se resume ao "fim da vida" para a filosofia, a morte tem um significado simbólico "nada mais é do que um movimento entre aquilo que eramos, o que somos e o que seremos", as coisas nunca são, estão sempre sendo, a morte é necessária para que tenha vida. A existência real, um dia ou outro, frusta nossas expectativas, pois idealizamos a realidade e assim acabamos por ficar frustrados quando nos deparamos com ela em sua verdadeira forma. O que diferencia a filosofia de uma ciência? A ciência possui um método, porém, a filosofia é uma busca pelo método, que não é o cientifico, é uma tentativa de encontrar um método que vai além da ciência, quando ela encontra um método, deixa de ser filosofia. A filosofia não possui apenas um objeto de estudo, diferente da ciência, ela é uma busca pela lucidez, através de sua interrogação central, que é o "ser humano".
        Razão consciência = Nos leva a viver melhor a partir da consciência ou nossa condição (finita).

  • Quais são as características do pensamento filosófico?
  1. A busca de um método. A filosofia é metódica e não "uma viagem na maionese".  Quando a filosofia encontra um método, ela deixa de ser filosofia e passa a ser uma ciência.
  2. Critica, é muito necessário o senso critico. O Senso critico não é exclusivo da filosofia, um artista, um politico, músicos também possuem senso critico, ele apenas faz parte da filosofia.
  3. Razão.
________________________________________________________________________
Três Grandes Reflexões da Filosofia (Luc Ferry)
  • Busca pelo conhecimento (mundo);
  • Desenvolvimento da Moral e da Ética (regras da vida);
  • Busca pela sabedoria (saber viver).
Teoria
Ter o mínimo de conhecimento da “natureza do mundo” que nossa existência vai se desenvolver.
Ética – trata de valores mais universais.
            Além do conhecimento do mundo, precisamos aprender a viver com o “outro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário