quarta-feira, 8 de agosto de 2012

T.G do Estado - Naturalistas e Contratualistas (08.08)

Teorias que explicam a origem da Sociedade (Estado)

  • Doutrinas favoráveis à ideia de Origem Natural
-   Aristóteles - séc IV a.C.
- "O Homem é um animal político"

Aristóteles se preocupava em tentar entender a origem das estruturas da sociedade e a política, assim ele faz um levantamento histórico, para estudar essa origem, ele chega a conclusão que o homem é um animal político, ou seja, que é instinto natural do individuo viver em sociedade. A primeira ideia de sociedade existente para Aristóteles é a família, essa estrutura vai crescendo à medida que vão surgindo novas necessidades, assim surgindo as tribos -> aldeias -> cidades. Para ele, o que importa é o instinto associativo, a sociedade se origina naturalmente por esse instinto, a partir de um processo.
Porque o homem, vivendo de maneira associativa, se limita e obedece? O homem obedece em função do principio da autoridade, a ideia que a obediência é tão natural quanto a própria origem da sociedade, um instinto natural à obediência (ex: os filhos obedecem naturalmente aos pais).
  • Doutrinas Contratualistas
- Pressuposto comum: A negativa do impulso associativo natural é o traço comum a todo e qualquer contratualista.
"Estado de Natureza" - contrato social - "Sociedade Civil"

Só a vontade humana, manifestada no contrato, é capaz de inaugurar a vida em sociedade, ele manifesta sua vontade de viver em sociedade, ele troca sua liberdade pela liberdade coletiva.
O que justifica a obrigação de obediência do individuo quando passa a conviver socialmente? O homem obedece em função do "Principio do consentimento", ou seja, por que ele manifestou seu consentimento nesse sentido (se limitar) legitimou democraticamente as estruturas da sociedade (o poder está no individuo). Ele se submete a obediência, pois ele mesmo criou essa estrutura.
  1. Thomas Hobbes
- 1651 - O Leviatã
- Estado de natureza (simbólico): "Guerra de todos contra todos"
- Pacto: Alienação a favor de uma terceira pessoa (o monarca).
- Justifica o Absolutismo Político

            O que leva essa “guerra de todos contra todos” para Hobbes, é o fato de não haver limites, uma anarquia, ele acha necessária uma autoridade para lidar com os poderes e regras. Querem estabelecer uma estrutura que dê segurança para o desenvolvimento, por isso se submetem a obediência.
Perfil Monarca para Hobbes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário