sábado, 5 de maio de 2012

Direito Civil - Integridade Física e Nome (04.05)

· Integridade Física 


Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.
Parágrafo único. O ato previsto neste artigo será admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial.

- O médico possui legitimação por lesão a integridade física, por ser manutenção da saúde, portanto, de um direito natural.
- Se no testamento vital a pessoa diz que não quer doar os órgãos, isso não poderá ser feito em hipótese alguma e se ela quiser e a família não quiser, ela não terá seus órgãos doados. Se ela quiser e a família não interferir, a família também pode decidir quais órgãos serão doados. A doação entre pessoas vivas pode ocorrer se o órgão não for vital, como tecidos, sangue, rins, medula, esperma, óvulo, etc.
- Se o médico só puder escolher entre salvar a mãe ou a criança, se a mãe não tiver um testamento vital prevendo a situação, o pai poderá decidir quem irá salvar.
Limites para transplantes de órgãos: Lei 94034 (1997).

    · Nome

     É composto por alguns elementos, é o nome de família, que chamamos de sobrenome. Todos possuem pré - nome ( Hanna ) e nome ( Paterno), é possível a pessoa por autorização judicial acrescentar ao nome um apelido notório (Xuxa, Lula, etc.), Nomes que possam causar constrangimentos futuros não podem ser registrados. Ele é um direito cogente, ou seja, que você não pode ficar sem.
     Há uma lei conhecida por lei Clodovil, que autoriza que o enteado acrescente o nome do padrasto, não adquire os direitos do padrasto, porém, o nome pode ser acrescentado a sua identidade. Se o filho adotivo foi abandonado por seu pai, é possível retirar o nome dele do registro.
     É possível retirar o sobrenome do registro. É possível acrescentar o nome da mãe ou do pai. O nome é disponível até um ano após a maioridade, ou seja, se você não gosta do seu nome, entre os 18 e 19 anos é possível troca-lo sem justificativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário